O Juízo Final

Análise da obra O Juízo Final de Michelangelo!

Análise da Obra

No ano de 1535, Michelangelo é chamado para mais um trabalho na Capela Sistina. Dessa vez, o encargo era de pintar a cena do Juízo Final na parede às costas do altar.

Essa obra, como o próprio nome já diz, faz uma representação do dia do Juízo Final, que, de acordo com a fé cristã, é o último dia da humanidade. É o dia onde Jesus Cristo volta ao mundo para julgar todos os vivos e os mortos, que dependendo de seu julgamento, subirão ao paraíso ou descerão ao inferno.

São mais de 300 figuras representadas em uma obra que parece ser uma bagunça, mas que na realidade está muito bem organizada.

As figuras são representadas em grupos e subgrupos, que facilitam muito a legibilidade. Além disso, podemos perceber que, de modo geral, as figuras ascendem ao céu na esquerda e descem ao inferno na direita, fazendo uma clara metáfora com uma balança.

Jesus está no centro, sendo a figura principal da composição. Ele aparece sendo um indivíduo poderoso, com um corpo musculoso, que mostra as marcas da tortura que sofreu em sua morte. Ele parece estar furioso.

Ao seu lado está sua mãe, a Virgem Maria, que sempre defendeu a humanidade, e que aparece cabisbaixa, desviando seu olhar, pois sabe que nada mais pode ser feito.

Rodeando Cristo, aparecem algumas outras figuras importantes, como São Pedro, que segura as chaves do céu, São Lourenço, que segura a grelha onde foi queimado, São Bartolomeu, que segura sua pele e a faca usada para arrancá-la, entre outros.

Acima de Cristo, é possível vermos alguns anjos que carregam objetos usados na tortura que Cristo sofreu. Objetos como a cruz, a coroa de espinhos e a coluna da flagelação.

Abaixo de Cristo, aparecem mais alguns anjos. Alguns deles tocam uma trombeta para acordar os mortos, enquanto outros seguram abertos os livros que registram as ações dos ressuscitados.

Abaixo deles, na parte inferior esquerda da obra, os mortos emergem de seus túmulos, onde se cumpre a ressurreição da carne. Alguns se erguem sem esforço, atraídos por uma força invisível, enquanto outros são auxiliados por anjos.

No canto inferior direito, é possível vermos Caronte, o barqueiro da Mitologia Grega responsável por levar os mortos até o inferno. Ele aparece expulsando os condenados de sua barca com golpes de remo.

Esses vão parar diante de Menis, o juiz do inferno, que também é membro da Mitologia Grega. Ele aparece com orelhas de burro e com o corpo rodeado por uma serpente.

Um pouco acima, demônios arrastam os condenados para o inferno, enquanto os anjos espancam aqueles que lutam para escapar de seu destino.

Informações

Título: O Juízo Final

Artista: Michelangelo

Ano de Criação: 1535-1541

Localização: Capela Sistina

Dimensões: 13,7 m x 12 m

Conheça toda a História da Arte

Em nosso Curso Completo de História da Arte você conhecerá todos os principais períodos e movimentos que compõem a História da Arte.

Você compreenderá o contexto histórico, as principais características, os principais artistas e as principais obras de cada um desses períodos e movimentos.

Realize sua Inscrição

Leia Também