A Criação de Adão

Análise da obra A Criação de Adão de Michelangelo!

Análise da Obra

Realizada com a técnica do afresco, A Criação de Adão é a mais famosa das nove pinturas que compõem o teto da Capela Sistina.

Ela retrata a história bíblica na qual Deus dá origem à humanidade passando o poder da vida para o primeiro homem, Adão.

Aqui, Deus é retratado sendo um homem velho, de muita sabedoria, com a barba e os cabelos grisalhos e compridos, mas com uma forma física jovem e musculosa, estendendo seu braço para passar o poder da vida para Adão.

Ele está envolto em um manto o qual divide com alguns anjos e uma figura feminina, que costuma ser interpretada como Eva, a companheira de Adão.

Esse manto que Deus está envolto, devido à suas similaridades, costuma ser interpretado como um cérebro humano, e pode ser uma referência a racionalidade humana, visto que durante esse período a racionalidade humana passou a ser bastante valorizada.

Adão é retratado em uma montanha, como sendo um homem jovem, musculoso, mas fraco, que preguiçosamente se levanta na direção de Deus, estendendo seu braço para aproximar-se do poder divino.

Os dedos indicadores de Deus e Adão estão quase se tocando, e são o ponto principal da obra.

O dedo de Deus parece preparado, enérgico. Enquanto isso, o de Adão parece caído, demonstrando fraqueza ou falta de vitalidade.

Existem diversas teorias de qual seria o real significado dessa famosa representação dos dedos. Mas uma das mais aceitas, é a teoria que diz que os dedos aparecem assim simbolizando que Deus está sempre disposto, mas que cabe ao homem tomar a decisão de buscá-lo.

Informações

Título: A Criação de Adão

Artista: Michelangelo

Ano de Criação: 1508-1512

Localização: Teto da Capela Sistina

Dimensões: 280 cm x 570 cm

Conheça toda a História da Arte

Em nosso Curso Completo de História da Arte você conhecerá todos os principais períodos e movimentos que compõem a História da Arte.

Você compreenderá o contexto histórico, as principais características, os principais artistas e as principais obras de cada um desses períodos e movimentos.

Realize sua Inscrição

Leia Também