Pular para o conteúdo

Os Principais Movimentos e Períodos Artísticos

Quais são os principais movimentos e períodos artísticos? E quais suas principais características?

A História da Arte abrange toda a história da humanidade, desde os tempos pré-históricos até o século XXI.

Em todo esse tempo, surgiram uma infinidade de movimentos artísticos, cada um com seus próprios estilos e características distintas que refletem as influências políticas e sociais do período em que surgiram.

Arte Pré-Histórica

Sim, os povos da antiguidade mesmo antes de terem conhecimento da escrita já produziam Arte!

Esses, produziam desde figuras cotidianas nas paredes das cavernas onde habitavam, até pequenas esculturas.

1

Arte Mesopotâmica

Arte Mesopotâmica, é a arte produzida pela civilização mesopotâmica, que vivia entre os Rios Tigres e Eufrates, onde hoje é o Iraque.

De modo geral, a Arte Mesopotâmica retratava a história e as conquistas dos povos que habitaram o local. Obras religiosas também eram comuns. 

2

Arte Egípcia

A Arte Egípcia estava quase que em sua totalidade ligada a religião, especialmente na crença de vida após a morte. 

Pinturas, esculturas, monumentos e até mesmo as grandes pirâmides… tudo estava de alguma forma ou de outra associado as suas crenças.

3
478

Arte Grega

A mais marcante característica da Arte Grega, se baseia na busca pela perfeição, por um ideal de beleza através da proporção e da simetria. Desta forma, os Gregos produziram diversas obras, principalmente de figuras humanas com grande perfeição para sua época.

Na Arquitetura, os Gregos também se destacam devido as construções dos grandiosos e belíssimos templos que tinham o propósito de cultuar seus Deuses. 

142
423

Arte Romana

A Arte Romana é voltada principalmente para arquitetura, que se destaca devido a suas edificações grandiosas, que por sua vez buscavam trazer utilidade, praticidade e funcionalidade.

Na pintura e na escultura, os Romanos buscavam acima de tudo o Realismo, ou seja, diferente dos Gregos que retratavam suas figuras de maneira bela, os Romanos buscavam retratar da maneira mais realista possivel.

174
780

Renascimento

Renascimento, foi um movimento intelectual e artístico surgido na Itália entre os séculos XIV e XVI durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, onde a visão de mundo concebida pela Idade Média passa a ser contraposta por uma nova visão do homem e da natureza de maneira racional e científica.

Vale ressaltar, que antes do Renascimento acontecer, a Europa passou cerca de um milênio na Idade Média, nos quais devido as regras estabelecidas pela Igreja Católica, não se tinha liberdade artística e cientifica. Por isso esse período de novas descobertas foi chamado de ”Renascimento”.

Dessa forma, foi nessa época de avanços e novas descobertas em que o homem desenvolveu técnicas artísticas até hoje usadas, técnicas como por exemplo, o uso da perspectiva e da profundidade na pintura.

1
1

Barroco

Considerado como o sucessor do Renascimento, trata-se de um movimento que originou-se na Itália, e que posteriormente se expandiu por outros países da Europa chegando até mesmo na América Latina.

É marcado por obras realistas, com intensa riqueza nos detalhes em cenas das muitas vezes obscuras e dramáticas, que sobretudo mexem com o emocional do espectador.

3
2

Rococó

Visto por muitos como uma variante mais mais leve e intimista do Barroco, o Rococó caracterizou-se, acima de tudo, pelo uso de conchas, laços e flores em seus adornos.

Ele abandona aquela temática obscura e dramática com linhas retorcidas típicas do Barroco, para empregar temáticas mais leves e delicadas, que visam expressar o lado alegre e mundano da vida.

Suas obras e sua temática são vistas frequentemente na decoração dos interiores de locais luxuosos da época.

178
180

Neoclassicismo

Neoclassicismo (Novo Classicismo), refere-se a um movimento que surgiu no século XVIII que ia contra os exageros de seus movimentos anteriores, o Barroco e do Rococó.

Ele sugeria reapresentar as belezas e formas da Arte Clássica (greco-romana), considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção.

511

Romantismo

Surgiu no século XVIII, sendo visto por muitos como um movimento de oposição ao Classicismo.

Suas principais características, são, entre outras, a valorização das emoções, amor platônico, liberdade de criação, individualismo e nacionalismo.

102
103

Realismo

Desenvolvido no século XIX, a característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Dessa forma, produziam obras que retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. 

50
51

Impressionismo

Foi uma tendência artística que surgiu na França no seculo XIX na qual os artistas buscavam retratar em suas obras suas impressões pessoais imediatas de observações da natureza. Devido a isso, os impressionistas produziam grande parte de suas obras ao ar livre.

871

Pós-Impressionismo

Pós-Impressionismo, refere-se ao trabalho de artistas que exploraram as possibilidades abertas pela impressionismo em direções muito variadas. O Pós-Impressionismo seguia e ao mesmo tempo confrontava o Impressionismo.

O termo ”Pós-Impressionismo” foi dado pelo crítico britânico Roger Eliot Fry após avaliar obras expostas na Grafton Galleries, em Londres.

3

Expressionismo

Expressionismo, como o próprio nome já diz, é um movimento que busca expressar os sentimentos, emoções e dramas do homem e da sociedade. 

Sendo assim, os artistas expressionistas fugiam dos moldes estéticos clássicos, e produziam suas obras a partir daquilo que eles sentiam. 

78
4

Cubismo

Teve suas origens no inicio do século XX, em um momento onde os artistas tentavam fugir do conservadorismo e buscavam novas formas de expressar sua arte.

Surge então o Cubismo, que apresentava uma arte caracterizada pelo uso de figuras geométricas, rompendo com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.

2

Fauvismo

Assim como o Cubismo, o Fauvismo também teve suas origens no início do século XX, e foi um movimento que buscava levar o homem ao seu estado natural através de uma estética primitivista.

As obras fauvistas, apresentavam cores fortes e puras, em temáticas que de modo geral promoviam a alegria e a pureza, ao invés da dor e da angústia.

8974

Futurismo

Mais um dos movimentos do início do século XX, o Futurismo, assim como a grande parte dos movimentos dessa época buscava também romper os pensamentos tradicionais e conservadores, buscando inovações.

Os Futuristas engrandeciam a tecnologia, a industrialização, e, principalmente a velocidade e o movimento.

560

Dadaísmo

Também conhecido simplesmente como ”Dadá”, surgiu, assim como os movimentos anteriores, no início do século XX, e tinha como principal intenção romper os modelos estéticos conservadores. 

Tinha como principais características, ser uma arte espontânea, protestante, que de certa forma provocasse a burguesia da época.

789
451

Surrealismo

Outro dos movimentos do século XX, o Surrealismo sugere a exploração do surreal, do imaginário e dos impulsos ocultos da mente.

Em outras palavras, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.

87
88